VACINAS

VACINAS NA SEGMEDIC 


 

AS VACINAS SERÃO DISPONIBILIZADAS MEDIANTE INTERESSE DO PACIENTE.NESTE PRIMEIRO MOMENTO NOSSA OFERTA SERÁ MEDIANTE AGENDAMENTO,TANTO PELA UNIDADE COMO PELO RC.
NA EMPRESA INICIALMENTE TEREMOS “EM ESTOQUE” UM MINIMO DAS VACINAS DE: MENINGITE MENINGOCÓCIA ACWY, MENINGITE MENINGOCÓCICAB, PNEUMOCOCÓCICA 13V, TRIPLICE BACTERIANA E GRIPE QUADRIVALENTE.QUANTO AS DEMAIS VACINAS CASO ALGUM PACIENTE QUEIRA PODEREMOS ATENDERAO PEDIDO, PORÉM,SOB DEMANDA. HOJE NOSSO FORNECEDOR NOS ENTREGA COM UM PRAZO DE 48/72H E O IDEAL É QUE AGENDEMOS PARA OS PRÓXIMOS DIAS.
EX:O PACIENTE FAZ O PEDIDO DE AGENDAMENTO NA SEGUNDA 
FEIRA, PODEMOS AGENDA-LO PARA SEXTA.CASO CAIA FINAL DE SEMANA VAMOS SEMPRE ACRESCENTAR 24H NESSE PRIMEIRO MOMENTOATÉ ENTERDERMOS MELHOR A DEMANDA.
 

 

Perguntas antes da marcação da vacinação: 

 TEVE FEBRE NAS ÚLTIMAS 24 HORAS?  

-Se sim aguardar ao menos 48H para realizar a vacinação. 

REALIZOU ALGUMA VACINAÇÃO NOS ÚLTIMOS 30 DIAS? QUAL? 

-Se sim, precisamos saber qual pois para algumas vacinas de vírus vivo atenuado não podemos realizar outra antes de30d. 

JÁ TEVE ALGUMA REAÇÃO ALÉRGICA A ALGUMA VACINA? QUAL? 

-Se sim, precisamos saber qual, pois para algumas vacinas a composição pode ser a mesma e não se recomenda fazer. 

POSSUI ALGUMA DOENÇA RELACIONADA AO SISTEMA IMUNOLÓGICO? SE SIM UTILIZA ALGUM MEDICAMENTO DE USO CONTINUO? QUAL? 

-Se sim, precisamos saber qual pois para algumas doenças assim como em gestantes não podemos realizar vacinas de vírus vivo atenuado. 

  


  Classificação das vacinas:


 

VACINAS DE VIRUS VIVO ATENUADO: Que não devem ser realizadas em gestantes e pacientes imunossuprimidos. São elas: Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, Dengue e Herpes Zoster. 


VACINAS INATIVADAS: Não devem ser realizadas apenapor pacientes que tenham algum histórico de reação anterior a vacinação, todos os demais podem. São elas: Hepatites(A e B), HexavalentePentavalente, Tetravalente, Tríplice bacteriana, Pneumocócicas(13V e 23V), Meningocócicas(ACWY e B), Gripee HPV.                                                                                                                                                                                                          

TOP 5 VACINAS: 


VACINA MENINGOCÓCICA ACWY É indicado para crianças e adolescentes, conforme recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Imunização (SBIM). Para adultos e idosos, dependendo da situação epidemiológica. Para pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica.  


CONTRAINDICADO –Para pessoas que tiveram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.  


ESQUEMA VACINAL -A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e de Imunização (SBIM) recomendam o uso rotineiro dessa vacina para crianças, adolescentes e adultos. Na impossibilidade de usar a vacina ACWY, deve-se utilizar a vacina meningocócica C conjugada. Para vacinação rotineira em crianças aos 3 e 5 meses de idade (sendo duas doses no primeiro ano de vida) e uma terceira dose entre os 12 e 15 meses, seguido de reforços a cada 5 anos até os 11 anos de idade. Para adolescentes não vacinados: duas doses com intervalo de cinco anos entre elas. Para adultos: dose única.  


VACINA MENINGOCÓCICA B:  É indicado para crianças e adolescentes. Para adultos com até 50 anos, dependendo de risco epidemiológico. Para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença. Para pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica.  


CONTRAINDICADO –Para pessoas que tiveram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.  


ESQUEMA VACINAL-A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e de Imunização (SBIM) recomendam o uso rotineiro de três doses da vacina meningocócica B aos 3 e 5 meses de vida com reforço entre 12 e 15 meses. Para crianças maiores de 24 meses e adolescentes não vacinados antes, a SBP e a SBIM recomendam duas doses com intervalo de um mês a dois meses entre elas. Para adultos com até 50 anos, em situações que justifiquem: duas doses com intervalo de um mês entre elas. 

 

VACINA PNEUMOCÓCICA 13V: É indicado para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos de idade é recomendada a vacinação rotineira com VPC10 ou VPC13. Para crianças com mais de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23. Para maiores de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23.  


CONTRAINDICADO –Para pessoas que tiveram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.  


ESQUEMA VACINAL-Para a vacinação rotineira de crianças aos 2,4,6 meses e reforço entre 12 e 18 meses. Para crianças entre 1 e 2 anos e não vacinadas: 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas. Para crianças entre 2 anos e 5 anos de idade não vacinados: 1 dose. Para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos com doenças crônicas que justifiquem a vacinação e ainda não vacinados: dose única. Em algumas situações, duas doses com intervalo de dois meses podem estar indicadas, nesses casos pode ser necessário complementar a vacinação com a vacina pneumocócica23V (VPP23). Para maiores de 50 anos: dose única. Para os maiores de 60 anos, recomenda-se complementar a vacinação com a vacina pneumocócica 23V(VPP23). 



VACINA TRIPLICE BACTERIANA (dTpa): É indicado para reforço das vacinas DTPa ou DTPw em crianças a partir de 4 anos de idade, adolescentes e adultos. Gestantes. Todas as pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos, sobretudo bebês com menos de 1 ano, incluindo familiares, babás, cuidadores e profissionais da Saúde.  


CONTRAINDICADO – Para pessoas que tiveram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior. 


ESQUEMA VACINAL- Pode ser usada para a dose de reforço prevista para os 4–6 anos de idade. Recomendada para o reforço na adolescência 9-10 anos de idade e reforços a cada 10 anos em adultos e idosos. Para crianças com mais de 7 anos, adolescentes e adultos que não tomaram ou sem registro de três doses de vacina contendo o toxoide tetânico anteriormente, recomenda-se uma dose de dTpa seguida de duas ou três doses da dT. As gestantes devem receber uma dose de dTpa, a cada gestação, a partir da 20ª semana de gestação e se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto, o mais precocemente possível (de preferência ainda na maternidade). 

 

VACINA GRIPE QUADRIVALENTE: É indicado para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença.  


CONTRAINDICADO –Para pessoas que tiveram anafilaxia após o uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.  


ESQUEMA VACINAL-Para crianças de 6 meses a 9 anos de idade: duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primo vacinação), com intervalo de um mês e revacinação anual. Para crianças maiores de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos: dose única anual. 



VACINAS DE VIRUS VIVO ATENUADO:

Não devem ser realizadas em gestantes e pacientes imunossuprimidos.            

São elas: Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, Dengue e Herpes Zoster.


VACINAS DE VIRUS/BACTÉRIA INATIVADA:

Não devem ser realizadas apenas por pacientes que tenham algum histórico de reação anterior a vacinação, todos os demais podem.

São elas: Hepatites (A e B), Hexavalente, Pentavalente, Tetravalente, Tríplice bacteriana, Pneumocócicas (13V e 23V), Meningocócicas (ACWY e B), Gripe e HPV.


TODOS OS AGENDAMENTOS DEVERÃO SER PARA APÓS 72H !